Diferenças entre correr na esteira e na rua



A corrida atualmente é o esporte mais praticado e cada vez com mais adeptos. Através desse artigo mostraremos as principais diferenças que existem entre correr na rua e na esteira. Além do fator "liberdade" que é gerada na rua e por rua entenda, parques, avenidas, praças e demais locais onde se pode praticar a corrida ao ar livre desfrutando de todas as suas sensações; outros fatores também contribuem para as grandes diferenças entre correr na rua e na esteira.



Abaixo estão relacionados os principais pontos, mostrando de maneira objetiva e simples sem entrar em detalhes técnicos.

Corrida na Esteira

- Músculos: trabalha com maior ênfase os músculos anteriores da coxa, sendo responsáveis por estabilizar e reposicionar a passada e a manter o equilíbrio corporal.

- Frequência Cardíaca: não há ação do vento e o trabalho muscular é mais leve, levando assim a um consumo de oxigênio menor em comparação com a corrida na rua.

- Ritmo/passada/piso: o ritmo varia de acordo com o que se queira determinar na esteira; o tipo de piso é sempre o mesmo, sem variações ou estímulos diferentes para os músculos e o sistema neuromuscular; as passadas tem a tendência a serem mais longas e constantes.

Corrida na Rua

- Músculos: trabalha com maior ênfase os músculos posteriores da coxa, sendo estes responsáveis pela propulsão. Os da panturrilha, gastrocnêmios, atuam com grande ênfase também. Ocorre a ativação de vários músculos estabilizadores, decorrente das imperfeições do piso que invariavelmente é ondulado, esburacado ou desnivelado.

- Frequência Cardíaca: por haver um maior gasto energético, devido a um esforço muscular mais elevado e a resistência do ar, o consumo de oxigênio pode chegar a ser de 10% a 20% na média, maior do que na esteira.

- Ritmo/passada/piso: o ritmo varia de acordo com o local escolhido (subidas, plano, terreno irregular, areia, etc); o tipo de piso também influencia no ritmo e na atuação muscular, fazendo um ótimo trabalho proprioceptivo; com relação as passadas, sua variação é maior que na esteira, motivada pelas diferenças encontradas também no piso.

por Juliano Francisco da Silva




Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.