Cross Training para corredores
O Cross Training para corredores refere-se à combinação de exercícios que trabalham diferentes partes do corpo.É frequente uma atividade em particular trabalhar certos grupos musculares, e outros não, o cross training tem por objetivo eliminar isto. Por exemplo, a corrida, é um excelente exercício para desenvolver a capacidade aeróbia, e faz um uso prolongado dos grandes grupos musculares das pernas. Um corredor poderá depois levantar pesos para fortalecer o tronco, coisa que a corrida não faz.
Ao combinar diferentes modos de exercício, evita que os mesmos grupos musculares e articulações sejam solicitados repetidamente da mesma forma. Como consequência, tende a reduzir a probabilidade do seu corpo ser agredido pelo o excesso exercício.
Além disso, foi mostrado também que pode ter um efeito muito positivo sobre a adesão dos indivíduos a longo prazo para um tipo específico de actividade.
Benefícios
• Reduz a falta de motivação para o exercício;
• Permite-lhe ter flexibilidade com os seus programas de treino e necessidades (se a piscina está fechada, pode ir dar uma corrida);
• Produz um nível superior de capacidade geral;
• Melhora o nível de todo o corpo, não apenas alguns grupos musculares;
• Reduz o risco de lesão;
• Trabalha alguns músculos enquanto outros descansam e recuperam;
• Por vezes consegue continuar a treinar enquanto lesionado;
• Melhora a sua agilidade, skills e equilíbrio.
Para Atletas:
Acelera a recuperação pós fratura
O cross training pode muitas vezes, ajudar a corrigir o problema, e com isso, abreviar o retorno do atleta à atividade. É um exemplo a contribuição da musculação para a melhora de inflamações.
Aumenta a resistência aeróbica
A principais atividades sugeridas para serem alternadas com o treino principal são aeróbicas, como natação, ciclismo e a própria corrida. Mas também podem ser realizados treinos de resistência de baixa intensidade, como o pilates.
Aumenta a potência
Estudos comprovaram que a utilização de exercícios de salto (pliométricos) pode aumentar a capacidade de explosão na corrida.
Aumenta a eficiência
Alguns exercícios, ou simples movimentos, melhoram nosso potencial de execução da atividade , ou seja, nossa capacidade de realiza-a exigindo menos dos músculos e articulações. Um deles são os alongamentos dinâmicos, que imitam a maneira como essas estruturas corporais se comportam durante a atividade, preparando-as melhor.
DICA PARA PROFISSIONAIS
Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo) - Este conteúdo foi elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. Saiba mais clicando aqui!
Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção
Curso Biomecânica da Corrida
Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim
Leave a Comment