4 coisas que incomodam os corredores na prova




Como é a preparação para provas plana ou com subida?

Para provas com a mesma distância, o volume de treino deve ser o mesmo, independente da existência de ladeiras. O que muda na preparação é o que será feito nos quilômetros que você vai rodar. Para provas com subida, é fundamental levar em conta a altimetria do percurso. Use 30 % do volume total semanal com as subidas e lembre-se de que elas não devem ser superiores àquelas que você vai encontrar na prova alvo. As sessões de treino devem simular as variações da mecânica de corrida exigidas pelas ladeiras. Na preparação para provas planas, o foco deve ser a mudança de velocidade.

Manter o ritmo é o mais difícil nas provas. Como fazer?

Mantenha o foco em si mesmo e não nos outros corredores. Se estiver rápido demais, é certo que você vai quebrar. Caso esteja lento, não terá tempo de se recuperar para atingir sua meta. Quem não consegue segurar a adrenalina deve largar no pelotão de trás, já que tem muita gente na frente e fica mais difícil forçar na largada. Outra estratégia é correr ao lado de algum amigo que tenha um ritmo parecido. "Usar um terceiro como referência mais forte de ritmo só depois de 70% do percurso completado. Se tiver gás, vá em frente.

O ritmo nas provas tem de ser progressivo?

O corpo funciona melhor se você começar mais lento e for acelerando. Para os amadores, essa é a maneira fisiologicamente correta e com menos chances de quebrar no meio da prova.A melhor estratégia é manter o pace durante 80% a 90% do percurso e tentar acelerar nos quilômetros finais. Atletas profissionais não fazem isso. Eles largam muito forte, de maneira a se distanciar dos adversários. Depois, seguem em ritmo contínuo e, somente no final, fazem o sprint.

Em provas longas, o maior problema é a sinalização precária. Utilizar a "cola de tempo" presa no relógio é a melhor saída?

O ideal é ter um relógio com GP S ou tecnologia inercial que marca a velocidade. Assim, as marcações da prova não influenciarão a sua programação. Mas se essas tecnologias não são acessíveis, a cola de tempo pode ajudar, especialmente para os menos experientes.



Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.