Dicas para corredores iniciantes

shutterstock_55615048

A corrida é uma das atividades físicas mais versáteis que existem, uma vez que pode ser feita dentro de uma academia ou nas ruas e não exige muitos equipamentos especiais para ser realizada.

Aliada na hora de perder os quilos extras e aumentar a resistência, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos, mas pode se tornar uma experiência ruim para os iniciantes caso não seja feita de maneira correta.

O essencial antes de começar qualquer tipo de atividade física é passar por uma avaliação médica. Além disso, avaliações posturais e nutricionais também são indicadas para garantir que tudo corra bem durante o exercício. Depois disso, algumas outras dicas são valiosas para os novos corredores.

Recomendações para corredores iniciantes

Vestuário

O corredor deve usar roupas confortáveis, que não limitem os movimentos e que, de preferência, não tenham acessórios que se movimentem durante a corrida. Além disso, o tênis utilizado dele ser próprio para corridas e escolhido de acordo com a pisada da pessoa.

Ansiedade

Ou pelo menos não deveria. Por isso, não é porquê você reservou um dia para treino de corrida que precisa realizar todos os estímulos possíveis (como dar tiros de 50,100 e 200 metros, realizar treinamento de agilidade e correr meia maratona) no mesmo momento. Procure reduzir seu tempo para no máximo 60 ou 90 minutos por treino, dessa forma você conseguirá manter uma intensidade e qualidade de movimentos elevada. E, se possível, lembre-se de se planejar adequadamente para não entrar em excesso de treinamento.

Frequência

Para adquirir resistência e melhorar o condicionamento físico é preciso começar caminhando pequenas distâncias, que gradativamente evoluem para corridas de 20 a 30 minutos. No começo, o praticante deve se exercitar de 2 a 3 vezes por semana.

Alimentação

A profissional alerta que é muito importante não praticar nenhuma atividade física em jejum e se hidratar antes, durante e depois da corrida.

Dor

É normal o corpo responder de maneira dolorosa nos primeiros dias de corrida, mas que isso melhorará conforme ele for se acostumando com a nova rotina. Enquanto isso não acontece, alongamentos, massagens e compressas com gelo ajudam a aliviar a dor. O gelo diminui a circulação e a transmissão de impulsos nervosos e por isso alivia a dor e acelera a recuperação do músculo.

Como não desistir

A pessoa que inicia uma atividade física deve estar ciente de que, às vezes, o desanimo estará presente e por isso a determinação de não se render a este sentimento deverá ser mais forte. Para tornar a corrida mais fácil, escolha um lugar bem arborizado, um amigo que possa ser uma ótima companhia e que poderá te animar nos dias mais difíceis e faça um playlist com suas músicas favoritas para os treinos individuais.



Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.