Descanso melhora performance na corrida

http://www.redetelevisita.tv/imagens/blog/sonhosdourados/para-descansar-nas-ferias-1.jpg

Muitos esportistas consideram um dia de descanso como um dia perdido. Já foi comprovado que ter um dia de folga dos treinos não acarreta na perda de forma. Na realidade, ocorre o contrário. Além disso, para começar a experimentar uma perda de forma e rendimento, o atleta deve parar de treinar durante mais de duas semanas. Quando se descansa depois de fortes cargas de trabalho você permite a seu corpo adaptar-se ao treinamento e melhorar.

Um dia livre a cada uma ou duas semanas possibilita que o corpo restabeleça os níveis de glicogênio, se reforça e ajuda na redução da fadiga. Sem descanso, a curto prazo podemos nos adaptar, porém ao final, essa estratégia não renderá bons resultados. Outro ponto para se refletir é que a maior parte das lesões são originadas por excesso de treinamento. Praticar esportes alternativos, descansar ou fazer uma corrida suave, podem ajudar a evitar uma parada forçada de três ou quatro semanas, produzindo , por exemplo, por uma síndrome da banda iliotibial.

Trabalhe em seu máximo rendimento durante seis dias para desfrutar do descanso do sétimo, dia de recuperar o sono, soltar os músculos com massagem e alongamentos. O dia de descanso era tão importante em meu treinamento como uma treino longo. Podia me esforçar mais em minha sessões sabendo que logo viria o dia de descanso. Começava a nova semana física e mentalmente renovado.
Dito isto, observo a dificuldade que é para outros corredores deixar guardados os tênis. Em seu dia de descanso, Germán Silva, ganhador da Maratona de NY em 1994 e 1995, corria cerca de cinco quilômetros em ritmo suave, mantendo a todo momento seu ritmo cardíaco abaixo dos 60% de seu máximo. Estas corridas não vão incrementar seu volume máximo de oxigênio, porém servem para soltar seus músculos e manter a mante arejada.

Mas é positivo para os simples mortais ter apenas um dia de descanso da corrida por semana? Pode ser. Porém, recordando que o volume e intensidade devem ser muito curtos. Só assim obterá os benefícios da recuperação. Se no dia de descanso decidir variar de esporte, deve seguir a mesma pauta: manter um ritmo muito suave.

As corridas curtas de recuperação não devem ser confundidas com a quilometragem de corrida contínua que devem intercalar com treinamentos mais duros. A corrida contínua (a base do treinamento) fortalece os músculos, melhora a resistência e queima calorias. A chave é manter-se em um ritmo prudente. Utilize de guia a seguinte tabela.

Um dia de descanso

Como ajuda

 Previne lesões por overtrainning; restaura os níveis de glicogênio muscular e previne a fadiga mental.

Frequência

 Uma vez por semana

Como fazer

Descanse completamente ou corra de 20 a 30 minutos (ou uma distância de 3 a 6 km a um ritmo muito suave) abaixo de 60% de sua frequência cardíaca máxima.

Dia tranquilo
Como ajuda
: Trabalha a base; melhora a resistência e aumenta o volume total do sangue.
Frequência: 80 a 85% do total da distância semanal
Como fazer: A 70 a 75% de sua frequência cardíaca máxima ou a um ritmo moderado que seja o suficientemente cômodo para permitir a você correr mantendo um conversa.


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.