Como melhorar a velocidade na corrida

mulher correndo euatleta (Foto: Getty Images)

Depois de um certo período correndo, a grande maioria dos praticantes sentem a necessidade de melhorar sua performance. E essa performance não é só na quantidade de quilômetros percorridos mas na velocidade que eles são percorridos. Tornar a corrida mais veloz e mais rápida é um desafio que tem que fazer parte do treinamento.

Para atingir esse objetivo, a introdução de treinamentos intervalados é fundamental. O treinamento intervalado consiste num método de treino caracterizado pela fragmentação do esforço total, com períodos de recuperação. Ou seja, alternar a intensidade do exercício, intercalando picos de esforço (num ritmo de moderado a forte), com pausas de recuperação (em ritmo leve).

A escolha do intervalo (caminhando, trotando ou mesmo parado) é uma parte muito importante desse processo, ele deve ser curto o suficiente para gerar adaptações no seu corpo, aprimorando a velocidade da sua corrida e longo o suficiente para você não competir em vez de treinar. Talvez um treino intervalado por semana seja o suficiente para a maior parte dos corredores amadores, mas isso está diretamente ligado à sua disponibilidade de tempo para a recuperação.

Todo mundo pode fazer treino intervalado e tirar proveito disso. Nos dias mais quentes, aproveite os intervalos para beber água (ou o que você tiver à mão), talvez isso retarde a fadiga e facilite a recuperação. Se você corre as suas séries em pista, procure alternar os lados, pode ser que isso evite alguma sobrecarga pontual no seu corpo.

Por exemplo, dose o ritmo e acabe o treino mais rápido, se conseguir terminar a prova acelerando, as suas chances de um bom tempo aumentam.

O objetivo dessas "séries", para quem quer correr mais rápido e está de olho no relógio é justamente simular e acostumar o corpo com a velocidade e a mecânica necessárias para a prova, só que no treino.

Bons treinos!


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.