Corrida para hipertensos

http://rspress.com.br/health4life/wp-content/uploads/2013/04/Barakat-Corrida.jpg

Atividades aeróbicas como caminhar, correr, pedalar e nadar são essenciais para hipertensos. Quando se inicia uma atividade, há liberação de hormônios que fazem com que ácidos graxos (gordura) se quebrem e virem energia. Entende-se como gordura também a que fica presa nas paredes das artérias obstruindo a passagem de sangue, que com o tempo e a prática da atividade física tendem a diminuir. Você pode se perguntar: se o exercício aumenta a frequência cardíaca, vai aumentar minha pressão arterial também?

Durante o exercício o organismo produz outro hormônio, a acetilcolina, que por sua vez provoca vasodilatação ou seja, um simples aumento no diâmetro das artérias, deixando-as maiores e mais flexíveis. Com o tempo as mesmas artérias acabam adquirindo um diâmetro maior e mais elasticidade.

Uma das grandes vantagens do treino aeróbico é o retorno venoso, o sangue precisa voltar para o coração e faz isso pela contração muscular: você contrai um músculo e o sangue vai subindo pelas veias até o coração, o que proporciona mais sangue para o mesmo, que por sua vez acaba crescendo e ficando mais forte, um processo chamado de hipertrofia excêntrica.

Com o passar dos treinos, o coração passa a bater menos jogando mais sangue para o corpo. Associando com o parágrafo de cima, você terá um coração mais forte que joga mais sangue com uma artéria maior e mais flexível, menos gordura entre as paredes e o resultado é a diminuição da pressão arterial :D

Mas não pára por aí, umas das coisas mais incríveis do organismo é sua luta incessante para se manter vivo. Imagine agora se uma das artérias estiver quase completamente entupida por gordura, aquela região do corpo pode ficar seriamente prejudicada.

Durante o treino o nível de oxigênio cai, devido a obstrução de algumas artérias e a células pedindo oxigênio para se manterem vivas, assim, o corpo cria novas artérias, melhorando e aumentando a irrigação sanguínea. Incrível né? Esse processo se chama angiogênese e só ocorre durante atividades aeróbicas.

Com ajuda da Hora do Treino.



Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.