Treinamento Funcional para Corredores

http://static.wixstatic.com/media/7f72a1_86a962ac90b3436298c21ee31e69b3cf~mv2.jpg_srz_449_307_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

Manter os músculos bem treinados é importante para o corredor. E o treinamento funcional pode ajudar o corredor a manter músculos bem treinados.

Além de trabalhar diversos grupos musculares, esse o treinamento funcional traz benefícios como aumento de força e resistência, melhora da coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Para quem corre, ajuda na melhora da performance – já que o movimento passa a ser feito de maneira mais econômica – e até na prevenção de lesões.

Clique aqui para ter mais de 100 exercícios de Treinamento Funcional

A atividade pode ser usada também como auxiliar na correção de desequilíbrios musculares. Por exemplo: se você tem um problema no tornozelo que causa instabilidade no joelho e consequentemente poderá causar problemas no quadril. Com a postura equilibrada e a biomecânica correta com gestos simétricos, o exercício se tornará mais eficiente, econômico e prazeroso.

Esse tipo de treino usa bastante o peso do próprio corpo e a agilidade para atingir seus objetivos, e isso é muito interessante para o corredor, pois de certa forma se assemelha ao que acontece na corrida. Em cada passada, temos que fazer força e controlar o movimento do corpo nas três dimensões, o que acontece também no treino funcional.  

Pode-se usar os thera-bands,aquelas faixas elásticas para fazer resistência, camara de pneu de bicleta e seu amigo fazendo resistência. O uso de kettlebells.também é indicado. Com a técnica correta, contribui para o desenvolvimento de força, potência, mobilidade e estabilidade para o corpo de forma integrada.

Todos os corredores que estejam com ótimas condições de mobilidade, estabilidade e sem lesões, deverão, em algum momento de seu ciclo de treinamento para uma determinada prova, fazer um trabalho para desenvolvimento de potência caso queiram aumentar sua velocidade média e reduzir seu tempo numa determinada distância.




Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.