Tendinopatia de Aquiles e canelite na Corrida

Observar o movimentos dos pés e tornozelos durante a corrida ajuda na investigação do problema (Foto: iStock Getty Images)
A tendinopatia do tendão de Aquiles e a canelite (síndrome do stress tibial medial) figuram entre as três lesões mais frequente em corredores. Na tendinopatia de Aquiles há uma dor na parte posterior do tornozelo, e na canelite, na porção interna da perna. Ambas as patologias têm várias causas envolvidas, como volume de treinamento, força muscular e biomecânica, sendo este último tópico um dos mais discutidos.

Umas das hipóteses mais faladas em biomecânica é que uma pronação excessiva do tornozelo estaria associada ao aparecimento dessas lesões. Ou seja, uma grande "queda" do pé para dentro durante a corrida estaria envolvida na tendinopatia de Aquiles e na canelite. Porém, tal hipótese vem sendo constantemente questionada, e uma pesquisa científica publicada esse mês reforçou tal questionamento (Biomechanical Factors Associated With Achilles Tendinopathy and Medial Tibial Stress Syndrome in Runners. The American Journal of Sports Medicine).

O estudo avaliou corredores com e sem tendinopatia e canelite. Os resultados mostraram que o grau de pronação do tornozelo foi igual entre os dois grupos. O que diferiu entre eles foi a mobilidade do tornozelo, a postura da perna e a duração da pronação. Os corredores com lesão tinham menor amplitude de dorsiflexão (o pé era mais "travado" em seu movimento para cima), a perna mais desalinhada e ficavam mais tempo em um movimento de pronação durante a corrida.

Na prática, o resultado mais relevante e passível de intervenção é a mobilidade do tornozelo. Outros estudos já haviam mostrado que a falta de amplitude em dorsiflexão (movimento do pé para cima) está associado a lesões na corrida. Por isso, em casos de lesões, em especial a tendinopatia de Aquiles e a canelite, é importante investigar e tratar adequadamente esse movimento do pé e tornozelo.


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.