Corredores precisam fortalecer o Quadril




Exercícios para o quadril te ajudam a melhorar a passada na corrida. É por isso que os flexores do quadril – os músculos que permitem a flexão da articulação da região – têm um papel enorme para uma corrida fluida. Caso contrário, um conjunto de flexores encurtados pode realmente comprometer sua técnica.

Com isso, a musculatura do quadril vem, cada vez mais ganhando atenção em traumatologia esportiva. Acredita-se que os músculos glúteo médio e mínimo, principais estabilizadores do quadril, evitam que o joelho "caia para dentro" quando fortes e de rápida contração. Dessa maneira, a pessoa não adota a postura que chamamos de "valgo dinâmico", muito comum em mulheres que praticam corrida de rua.

Conectando a coluna ao fêmur, o iliopsoas é o grupo dos músculos mais fortes dos flexores do quadril e é quem ajuda a contrair e puxar a coxa em direção ao tronco, permitindo que você leve o joelho em direção ao peito quando corre

Falando em outros muscúlos que atual no quadril, é importante falar do Complexo Póstero-Lateral do Quadril (CPL do quadril).

Os músculos que formam esse complexo, exercem as seguintes funções: abdução do quadril, extensão do quadril e rotação lateral do quadril.

O Glúteo Médio é considerado o principal músculo que compõe o CPL do quadril, mas ele não pode agir sozinho para prevenir movimentos inadequados e compensatórios.

Por isso o Músculo Glúteo Máximo, o Músculo Piriforme, os Músculos Gêmeos (Superior e Inferior), os Músculos Obturadores (Obturador Externo e Obturador Interno) e o Músculo Quadrado Femoral precisam ser trabalhados e fortalecidos para agirem em conjunto, tratando ou prevenindo diversas disfunções dos membros inferiores e coluna (principalmente a lombar).

Portanto, o fortalecimento desses músculos ajudarão o corredor a ter um equilibrio maior e melhor desempenho na sua atividade. Treinos de força, mobilidade e alongamento nunca foram considerados tão importantes para os corredores quanto atualmente.

image.png




Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.