O aquecimento e o relaxamento na corrida


http://s2.glbimg.com/gkx8s-sK9ftYSfB-nnw3HD1wUzg=/620x390/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/03/04/corrida_homem_mulher_get.jpg_95.jpg

Um período de aquecimento é a primeira parte de qualquer sessão de treinamento ou preparação para competições. O aquecimento começa devagar e gradualmente envolve todos os músculos e partes do corpo. Além de preparar o atleta mentalmente, o aquecimento também tem muitas vantagens fisiológicas.
A importância do aquecimento anterior aos exercícios não pode ser excessiva. O aquecimento eleva a temperatura do corpo e prepara os músculos, o sistema nervoso, tendões, ligamentos e sistema cardiovascular para os próximos alongamentos e exercícios. As chances de dano são extremamente reduzidas aumentando-se a elasticidade muscular.
Aquecer:
  • Aumenta a temperatura do corpo
  • Melhora o metabolismo
  • Melhora a capacidade cardíaca e respiratória
  • Prepara os músculos e o sistema nervoso para o exercício
O aquecimento é baseado na atividade que se segue. O aquecimento consiste de movimento ativo levando a movimentos mais vigorosos. O período total do aquecimento deve levar pelo menos 25 minutos e precede, imediatamente, o treinamento e a competição. O período de aquecimento deve incluir a seguinte seqüência básica e componentes.
Atividade Finalidade Tempo (mínimo)
Caminhada lenta / caminhada rápida / corrida Aquece os músculos 5 minutos
Alongamento Aumenta a amplitude de movimentos 10 minutos
Treinos Específicos Intensifique a coordenação, prepare-se para o treinamento/competição 10 minutos
Caminhada
Caminhar é o primeiro exercício na rotina de um atleta. Os atletas começam aquecendo os músculos caminhando lentamente por 3-5 minutos. A prática faz circular o sangue através dos músculos, propiciando-lhes maior flexibilidade e alongamento. O objetivo é fazer circular o sangue e aquecer os músculos em preparação para atividades de maior esforço. Os atletas podem também circular os braços enquanto caminham.
Corrida
Correr é o próximo exercício da rotina de um atleta. Os atletas continuam o aquecimento dos músculos a partir da corrida leve de 3 a 5 minutos. Isto faz com que o sangue circule através de todos os músculos, propiciando maior flexibilidade para o alongamento. A corrida se inicia lentamente e, gradualmente, aumenta-se a velocidade; entretanto, o atleta nunca alcança nem mesmo 50 por cento de seu esforço máximo ao final da corrida. Lembre-se, o único objetivo desta fase de aquecimento é a circulação do sangue e aquecimento dos músculos no preparo para atividades mais vigorosas.
Alongamento
Alongamento é uma das partes mais críticas do aquecimento e da atuação do atleta. Um músculo mais flexível é um músculo mais forte e saudável. Um músculo mais forte e mais saudável responde melhor aos exercícios e atividades e é mais capacitado para resistir às lesões.
Treinos Específicos
Os exercícios são atividades designadas para o ensino de habilidades esportivas. Progressões de aprendizado começam em um nível de habilidade baixo, avançam para um nível intermediário e, finalmente, chegam a um nível alto. Estimule cada atleta a ultrapassar seu mais alto nível possível. Os exercícios podem ser combinados com o aquecimento e promover o desenvolvimento de habilidades específicas.
Habilidades são ensinadas e reforçadas por repetição de um pequeno segmento da habilidade a ser executado. Muitas vezes as ações para fortalecer os músculos que realizarão o treino são exageradas. Cada sessão de treinamento deve levar o atleta para a inteira progressão para que ele seja exposto a todas as habilidades que compõem um evento.
Exemplos de Atividades de Aquecimento Específicas
  • Balance os braços para trás e para frente simulando o balanço de um pêndulo.
  • Percorra a distância entre a aproximação e a entrega sem a bola.
  • A - Saltos

Relaxamento

O relaxamento é tão importante quanto o aquecimento. A parada abrupta da atividade pode causar acúmulo de sangue e retardar a remoção de impurezas do corpo do atleta. Também pode causar cãimbras, dores e outros problemas para os atletas. O relaxamento gradualmente reduz a temperatura do corpo e os batimentos cardíacos, e acelera o processo de recuperação antes da próxima sessão de treinamento ou experiência competitiva. O relaxamento também é uma boa hora para o técnico ou o atleta falarem sobre o treino ou competição. Observe que o relaxamento é também um bom momento para fazer o alongamento, pois os músculos estão aquecidos e receptivos aos movimentos de alongamento.
Atividade Finalidade Tempo (mínimo)
Trote aeróbico lento Abaixa a temperatura do corpo
Abaixa o ritmo cardíaco gradualmente
5 minutos
Alongamento leve Remove impurezas do corpo 5 minutos



Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.