Saiba como planejar seu treino de corrida

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE78rubxSttlQNBiv2DkT3wKVxXq2Is40CaSh5UrHzws5GeCPiVdslKnv5KfMoiewfucBe__NFRiEKQpj9HOkA5BU1AOu5Dc17S8yBMBtEVdtXaZxb5cKxUeZG2rwAiCLi2qjDU50XqJc/s1600/condicionamento-treino-melhora-performance-destaque.jpg

Que a corrida é uma ciência cheia de detalhes nós não temos mais nenhuma dúvida. Ao longo desse ano procuramos, através das nossas postagens, mostrar isso a todos vocês que nos acompanham. Cada treinamento exige um conhecimento científico e metodológico, com a finalidade de tornar o Programa de Treinamento mais eficiente e seguro para o praticante.

A melhora do nível de aptidão física, nesse caso representada pelo que chamamos no Treinamento Desportivo de valências físicas – força, flexibilidade, resistência, velocidade e coordenação motora -, deve ser estruturada e sistematizada através de exercícios, organizada pedagogicamente, visando o desenvolvimento do praticante, que no nosso caso é o corredor.

O planejamento do Treinamento (Periodização) adotou tanto para o treino propriamente dito como para as competições a unidade tempo, sendo vista como uma divisão organizada e muito bem planejada do treinamento que se organiza em ano, semestre, mês e semana, o que tecnicamente denominamos de ciclos de treinamento.

Macro Ciclo – Maior unidade do planejamento, ele envolverá todas as fases (preparatória, competitiva e transição). No planejamento de alguns esportes ele pode ser de um ano. Em outros esportes, a depender do número de competições e metas, o ano pode ter mais de um Macro Ciclo.

Meso Ciclo - Menor que o macro ciclo, serve para o desenvolvimento e aperfeiçoamento tendo como duração de 2 a 6 semanas.

 Micro Ciclo – É a menor unidade de treinamento, referindo-se a semana de treinamento.

Então, caros amigos e amantes do exercício, diante de tudo citado, observamos que não basta calçar um tênis e sair de qualquer maneira correndo, precisamos planejar, ou seja, periodizar, pois é dessa forma que vamos conseguir elevar de forma satisfatória nossa aptidão física.

Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.