Treinamento de Corrida: Indoor x Outdoor

http://www.circuitodasesteiras.com.br/wp-content/uploads/2014/01/desafio-673-672x372.jpg

Para que o praticante de corrida possa optar pelo treinamento em ambiente indoor (esteira) ou ambiente outdoor (rua, montanha, praia), deve-se levar em conta suas reais necessidades e objetivos.

A corrida emagrece, aumenta o condicionamento, melhora a auto-estima, diminui o stress e ainda à aqueles quem dizem que praticar corrida é fashion. Com tantos benefícios fica fácil entende por que a corrida é a modalidade esportiva mais praticada em todo o mundo.

A corrida pode ser realizada em ambiente indoor (esteira) como em ambiente outdoor (rua, montanha, praia), mas para que o praticante possa fazer essa escolha de acordo com suas reais necessidades ou objetivos, devemos saber os prós e contras de cada um deles.

Corrida durante o dia

O principal inimigo da corrida diurna é o sol, pois a termorregulação acontece de maneira mais lenta no organismo, o que pode levar a um aumento mais rápido da temperatura corporal interna (hipertermia). Com o aumento da temperatura corporal interna as enzimas vão atuar de maneira debilitada o que vai acarretar em um atraso no metabolismo e com isso diminuição da potência de trabalho.

Para evitar esse quadro é importante a hidratação adequada antes, durante e após o treinamento.
Lembrando que o treinamento prolongado sob exposição ao sol pode acarretar em um quadro de insolação, onde os sintomas são: falta de ar, dor de cabeça, náusea, tonturas, pele quente e avermelhada.

Para a corrida diurna o vestuário adequado é a utilização de boné, óculos de sol e roupas claras que não absorvem as luzes do sol.

Corrida durante à noite

Durante à noite embora não tenha o sol, temos a poluição, pois nos grandes centros urbanos a concentração de gases como o monóxido de carbono é muito maior à noite. Portanto evite à pratica durante os horários de pico da poluição nos grandes centros urbanos que é das 18:00 as 20:00 hs.

Outro fator importante que não deve ser desconsiderado pelo praticante é a segurança. Durante à noite redobre a atenção sobre os veículos, sempre prefira correr na pista ao contrário do fluxo de veículos e utilize roupas claras ou de preferência com acessórios reflexivos.

Em função da pouca luz e das sombras provocadas durante a noite, alguns buracos e desníveis podem ficar camuflados, por isso fique atento ao piso.

INDOOR x OUTDOOR

O treinamento Indoor, que é na esteira rolante, é indicado tanto para o corredor iniciante como para os mais experientes. A esteira, por se desloca sobre o atleta faz com que o deslocamento vertical seja maior. Enquanto que o treinamento outdoor (na rua) proporciona um esforço maior, pois o atleta tem que fazer o deslocamento vertical e horizontal e ainda vencer a resistência do vento e dependendo do tipo de terreno o esforço é maior ainda.

É comum os atletas fazerem os treinos longos nas esteiras, pois este equipamento ajuda a preservar a integridade física do atleta, uma vez que os treinos longos na rua são extremamente exaustivos para as articulações e tendões. Porém é imprescindível que o atleta realize pelo menos 90% do treinamento no ambiente específico da prova, ou seja na rua.

Abaixo estão algumas vantagens e desvantagens do treinamento indoor.

Vantagens


Não tem a resistência do vento, deixando o exercício mais confortável;
O equipamento oferece um sistema de amortecimento, diminuindo o risco de lesões por impacto;
A máquina tem recursos para controlar a velocidade, distância e inclinação;
Na maioria das vezes as esteiras estão localizadas de frente para o espelho, o permite a correção da postura durante o treinamento;
Fica mais fácil para o professor fazer os ajustes adequados com relação a postura e também observar o comportamento das variáveis fisiológicas como freqüência cardíaca e pressão arterial;
Não sofre interferência climática como; as chuvas e o frio.

Desvantagens

O treinamento somente na esteira, não prepara para as competições;
No início o medo de desequilibrar e cair pode provocar tensão e dores;
Em ambientes fechados e não aclimatados adequadamente a desidratação é maior;
O desgaste é menor no que na rua, o que significa em menor gasto energético.

No treinamento para atletas a esteira tem um papel pequeno, mas importante, pois ela atua mais como um treinamento complementar com o objetivo de evitar que o atleta entre em overtraining e também para quebrar um pouco a rotina do treinamento. Enquanto que para os alunos que visam somente o emagrecimento ou o condicionamento é uma boa opção, pois une o funcional ao agradável.

Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.