As lesões que demoram a melhorar na corrida

Mulher dor lesão euatleta (Foto: Getty Images)
Quem é corredor e nunca teve uma lesão ue demorou a sarar que atire a primeira pedra! Tem algumas na lesões da corrida que demoram a melhorar, atrapalham o corredor por um período maior do que ele imaginava e o faz questionar o porquê de tudo isso. Cada pessoa tem o seu motivo, claro, mas tem algumas caracteríticas que não podem ser ignoradas nesse processo e que interfere na melhora da lesão.
Um exemplo disso é a sobrecarga no local afetado ainda está elevada: A maioria das lesões na corrida acontece por sobrecarga. O corpo é submetido a um esforço maior do que ele suporta, ou ele não tem o tempo necessário de recuperação entre um esforço e outro. A sobrecarga excessiva na corrida pode acontecer por excesso de treinamento, aumento abrupto nos treinos e mecânica de corrida inadequada para determinada articulação.
É importante observar se mesmo quando há uma melhora de uma lesão após um período de repouso, mas sente dor novamente quando volta aos treinos, provavelmente a sobrecarga que o machucou primeiramente está acontecendo de novo. É preciso revisar o tempo de descanso da rotina de treinamento, a intensidade dos treinos e cuidar da mecânica da corrida.
Outra coisa importante é o praticante saber que só fortalecimento e alongamento às vezes não bastam: manter a musculatura forte e os músculos com flexibilidade normal são pontos importantes, mas em muitos casos o corredor já tem esse bom condicionamento e mesmo assim permanece machucado. O que acontece é que, mesmo com os músculos fortes, o corredor pode apresentar instabilidades articulares durante a corrida. Exercícios específicos para isso devem ser introduzidos no tratamento.
Alguns locais no corpor que essas lesões ocorrem, devido a suas características teciduais e de irrigação sanguínea, demoram mesmo a melhorar, mesmo com um tratamento correto. O melhor exemplo é a fascite plantar. É preciso paciência e cuidado constante para que a inflamação da fáscia plantar ceda.
A fisioterapia pode ser uma grande aliada nese processo, com tratamento com analgesia (TENS, aquele aparelho que gera uma sensação de choque) vai trazer uma melhora apenas momentânea. O tratamento da sobrecarga é fundamental para o corredor.
Essas são algumas dicas para o corredor se manter atento para entender o porque da lesão chata não ir embora.
Boa sorte!


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.