Clubes de corrida: entre em forma correndo em grupo


Considerada a modalidade de atividade física que mais cresceu entre os brasileiros no último ano, a corrida de rua vem ganhando adeptos devido à facilidade e aos poucos requisitos para começar a sua prática. Para aqueles que não se adaptam ao exercício entre quatro paredes e preferem atividades ao ar livre, a corrida se torna uma ótima opção.



Sendo considerada como uma das modalidades mais indicadas para a perda de peso, já que para sua prática é necessária uma quantidade considerável de calorias, a corrida se torna uma grande parceira de uma alimentação equilibrada na busca de um estilo de vida mais saudável.


Sempre contando com a perseverança, já que o progresso nesta modalidade pode ser lento, de acordo com o preparo físico da praticante.


Para que a prática da corrida se popularize cada vez mais e se torne ainda mais agradável, profissionais de educação física criaram assessorias para seus alunos, alinhando a prática correta desta modalidade e a socialização em grupo.

Apesar de ser praticada em grupo, o treino repassado ao aluno é individual, de acordo com o preparo físico do praticante. Para a corrida, não há limite de pessoas, o grupo pode contar com inúmeros participantes, cada um com seu ritmo. Para começar é necessário apenas um par de tênis adequado e roupas leves que permitam a transpiração corporal.


6 boas razões para começar já!


Se praticar um esporte sozinho está te deixando desestimulado, nada como uma companhia para animar e motivar seu progresso. A seguir, alguns motivos para entrar em um clube de corrida:


- Sair da rotina do sedentarismo não é fácil, por isso o incentivo de um amigo ou companheiro de corrida pode facilitar este início.


- Da mesma forma, este mesmo incentivo é válido para que o praticante não desista tão facilmente do esporte.


- Mesmo se não houver conhecidos no clube, esta é uma ótima oportunidade para novas amizades e melhorar seu convívio social.


- Que tal passar mais tempo com a família? A corrida pode ser uma boa opção para fazer uma atividade em conjunto na correria do dia-a-dia.


- A falta no treino acaba sendo percebida por seus colegas, sendo cobrada a frequência necessária para seu progresso.


- Conseguiu chegar à sua meta? Nada melhor do que ter alguém ao lado para comemorar a superação atingida.


Ou seja, não faltam bons motivos para praticar essa atividade. Além de todos esses pontos positivos, vale ressaltar que há grupos de caminhada também, em que o objetivo é fazer uma atividade de menor impacto para quem não pode correr por motivos de saúde.


Os benefícios da corrida em grupo


Muitos são os benefícios que a corrida pode proporcionar. A queima de calorias, a melhora do humor, a melhora da qualidade de sono, a tonificação muscular, o fortalecimento do coração e aumento da capacidade pulmonar, além do aumento na produção de endorfina – hormônio que traz a sensação de bem estar – como alguns dos principais benefícios físicos da prática.


Já como benefícios sociais, Edson destaca a oportunidade de conhecer e interagir com pessoas as quais possuem um objetivo comum, facilitando desta forma o convívio social.

 

Fonte: Dicas de Mulher


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.