Lesões que podem ocorrer após uma maratona
Depois de meses de treinamento e 42km de corrida, a recuperação deve ser sua principal preocupação.
Músculos, tendões, ligamentos e quase todos os sistemas corporais fisiológicos são desafiados quando corremos uma maratona. Não importa se você atingiu o seu objetivo ou se esforçou para caminhar ou correr para finalizar os 42km.
Mesmo se você não sentir dor imediatamente, poderá sentir depois e aqui estão algumas lesões cientificamente comprovadas que ocorrem:
Músculo Esquelético:
Os danos causados aos músculos das pernas durante uma maratona induzem à inflamação e, em alguns casos, à necrose das fibras musculares, prejudicando a força e a durabilidade. Estudos deixam claro que os músculos ficam, sem dúvida, enfraquecidos e precisam de recuperação extensiva antes de voltar aos treinos, e a necessidade do tempo de inatividade se aplica a qualquer segmento de treinamento árduo.
Danos celulares:
Os danos celulares pós-maratona são mais bem medidos pela presença e produção de creatinina quinase (CK) - um marcador que indica os danos do tecido ósseo e do miocárdio (CK-MB) - e aumento dos níveis de mioglobina no fluxo de sangue.
Um estudo concluiu que os danos CK persistiram mais de sete dias após a maratona, e a presença de mioglobina na corrente sanguínea durou de três a quatro dias depois da corrida. Isso indica claramente que o corpo precisa de descanso depois de uma competição para se recuperar totalmente do dano celular causado pelo esforço físico.
Ao contrário da dor muscular, os marcadores de treinamento duro e corrida nem sempre são perceptíveis. Por isso, o corredor precisa ter tempo de inatividade após uma maratona, mesmo que não sinta dor.
Sistema Imunológico:
Nosso sistema imunitário fica severamente comprometido após a execução de 42km, o que aumenta o risco de contrair a gripe, resfriados, outras viroses e doenças oportunistas. Portanto, ignorar um período de descanso tão necessário pode atrapalhar significativamente seus objetivos a longo prazo, já que uma doença oportunista pode se instalar.
O descanso não vai impactar negativamente na forma física. Não é difícil convencer um corredor de que uma maratona é difícil para o corpo. No entanto, é bem diferente convencer o mesmo corredor de que tirar de sete a 10 dias de folga para descansar e se recuperar de seu esforço não vá interferir na sua aptidão.
A maioria dos treinadores e corredores de elite sugere uma semana de folga depois de uma maratona, podendo fazer trotes leves ou até mesmo caminhadas. Depois de uma semana de folga, o treinamento deve ser muito leve por duas semanas pós-corrida. Pode soar como excesso de cautela, mas a progressão a longo prazo permite que o corpo se recupere e fique totalmente descansado para o treinamento seguinte.
Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção
Curso Biomecânica da Corrida
Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim
Leave a Comment