Avaliação postural: previne lesões e melhora corrida



https://abrilveja.files.wordpress.com/2016/05/homem-corrida-atividade-fisica-20131510-original1.jpeg?quality=70&strip=info&w=620

A biomecânica da corrida varia muito de um atleta para outro em função do estereótipo físico ou mesmo das atitudes posturais.

A maioria dos corredores, porém, limita-se a fazer apenas o teste de pisada, que corresponde a uma pequena parte da avaliação necessária para corrigir possíveis problemas de postura.

Isso porque saber se o tipo de pisada é neutra, pronada ou supinada é somente o primeiro passo de uma análise mais detalhada, que de fato auxiliará o atleta a melhorar sua postura como um todo. Além do teste de pisada, é necessário fazer uma avaliação postural de frente, laterais e de costas, que indicará não só o calçado adequado, mas também melhorará a biomecânica de corrida, corrigindo desvios posturais e prevenindo possíveis lesões.

A avaliação é feita por um profissional da área por meio de programas que registram imagens do corredor nas quatro vistas - de frente, costas e ambas laterais. Com base nessas imagens são analisados alguns pontos específicos da postura do atleta de acordo com cada programa de avaliação e/ou do próprio fisioterapeuta.

Esses pontos podem ser o lóbulo da orelha, a altura dos mamilos, o osso do quadril e a base da patela, entre outros. Entre os problemas posturais mais comuns, que interferem diretamente na prática da corrida, estão a hiperlordose (quadril empinado), a hipercifose (ombros para frente) e a hiperextensão do joelho (joelhos curvados para trás). São problemas que podem causar dores na lombar, principalmente quando o atleta corre em subidas, na região da cervical e nas laterais dos joelhos.

Além da possibilidade de lesão, também há queda no desempenho do corredor porque as estruturas do corpo atuarão para atenuar essa postura errada, de modo que o corredor acabará utilizando áreas de compensação em excesso.

Esses problemas podem ser corrigidos por meio de reeducação postural (RPG), pilates ou condicionamento físico específico, que devem ser orientados pelo fisioterapeuta de acordo com o caso do corredor.

Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.