Cuidados evitam desidratação e insolação durante corrida


Benéfica para o condicionamento físico, corrida exige ainda mais esforço do organismo no verão Foto: Shutterstock

Com a facilidade de ser praticada em parques, calçadões e até mesmo em calçadas comuns, a corrida ganha ainda mais popularidade no verão. O exercício feito a céu aberto garante perda calórica e proporciona condicionamento físico para veteranos e iniciantes que desejam manter a forma e fazer bonito nas praias. Porém, correr na estação mais quente do ano sem adotar alguns cuidados especiais pode trazer diversos problemas para o corpo, como desidratação, moleza e insolação durante e depois da prática.  
Isso porque, mesmo quem está acostumado a acelerar o passo pode ter os sintomas desencadeados em razão do grande esforço do organismo para movimentar-se e manter a temperatura e pressão arterial controlada neste período. Além disso, a exposição prolongada ao sol faz com que o corpo transpire mais, perdendo líquido e sais minerais, que, se não forem repostos, causam desidratação e, consequentemente, tontura, dor de cabeça e fadiga. 
Já a insolação acontece quando o mecanismo de suor, por mais que trabalhe, não consegue resfriar o corpo. Seus sintomas são perda de líquido, queimaduras na pele, dor de cabeça, tontura, febre e eventual desmaio. Além desses dois problemas, o praticante pode também ser acometido por câimbras, complicações cardíacas e queda de pressão arterial.
Por isso, para evitar todos os problemas, é preciso ter atenção a alguns importantes detalhes, antes da corrida. Evite realizar treinamentos entre 11h e 16h, principalmente os mais intensos, pois neste período o calor e sol estão mais fortes. Além disso, use sempre roupas que facilitem a transpiração e troca de calor com o ambiente.
Outra dica importante é a ingestão de bebidas hidratantes e repositores hidroeletrolíticos, além de água. Elas têm a capacidade de repor os sais minerais e líquidos perdidos. Isso porque, para atividades que duram mais de 30 minutos, apenas a água não é suficiente para repor as substâncias eliminadas durante o exercício. 
Seguindo as orientações, a corrida está garantida até a próxima estação. Apesar das condições serem mais adversas, no verão, não existe razão para diminuir a intensidade dos treinamentos, considerando que o praticante esteja bem treinado e adaptado a este nível de esforço.



Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.