Tenis para competições de corridas


http://revistavivasaude.uol.com.br/upload/imagens_upload/corrida_na_rua_1.jpg

Tenis que pesem menos que 250g serão considerados de competição (de notar que o peso é aferido de um tenis tamanho 9 (cerca de 42 Eur/40 Brasil) na escala americana masculina e um tamanho 6 (cerca de 36 Eur/34 Brasil) na escala feminina).

Os tenis de competição dividem-se em duas famílias:

Distâncias até meia maratona

Os tenis de competição para distâncias até meia maratona, são extremamente leves, possuindo por isso menos materiais na sua constituição, e oferecendo desta forma um peso extremamente reduzido, à custa do apoio, estabilidade e amortecimento de impactos.

Devem utilizar tenis para distancias até meia maratona: 


Corredores leves e biomecânicamente eficientes, para provas curtas (até meia maratona) a um nível competitivo.
Tenis de competição até meia maratona

Tenis para distâncias até maratona

Os tenis de competição para distâncias até maratona são extremamente leves, possuindo por isso menos materiais na sua constituição, e oferecendo desta forma um peso extremamente reduzido, à custa do apoio, estabilidade e amortecimento de impactos, alguns teniss desta família possuem características muito semelhantes ao calçado da família performance.

Devem utilizar tenis  de competição para distâncias até maratona: 

Corredores leves e biomecânicamente eficientes, para provas de todas as distâncias até maratona a um nível competitivo
Tenis de competição até maratona
O fator de diferenciação é essencialmente o peso; até aos 200g podemos considerar que o tenis é para distâncias até meia maratona, até aos 250g será tenis de distâncias até maratona.

Tenis para triatlo/triathlon

Os tenis para triatlo/triathlon é uma evolução e especialização dos tenis de corrida das classes performance e competição com algumas adaptações específicas ao triatlo/triathlon, a mais presente são os sistemas de aperto rápido, quer seja pela utilização de atacadores elásticos em lugar dos tradicionais.
 
Tenis para triatlo/triathlon com atacadores elásticos de aperto rápido

As transições entre as diferentes disciplinas no triatlo/triathlon devem ser o mais rápido possível, por essa razão é frequente os tenis para triatlo/triathlon estarem preparados para serem utilizados sem meias e adicionalmente possuem canais de expulsão da humidade.
 
Tenis para triatlo/triathlon com canais de expulsão da humidade


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.