Como proceder em entorses de tornozelo em corredores


http://www.ionline.pt/sites/default/files/styles/625x350-imagem_interior/public/dicacuf_-_ml03_-_entorse_tornozelo.png?itok=o01XWwDL


A prática da corrida traz um 'risco' para os pés dos praticantes e sujeita o praticante a torcer o pé, principalmente se o terreno for irregular.  O treino estava indo bem, num ritmo bom, quando o aluno tem uma torção. A região fica inchada, dolorida, e os ligamentos sofrem lesões que podem ficar para sempre.

Seu aluno torceu o pé no treino de corrida. E agora?

A torção é um movimento anormal dos ossos que provoca lesão do ligamento. É menos grave que a luxação – outro tipo de machucado da articulação. Na luxação, o ligamento se rompe e a articulação sai totalmente do lugar. As torções podem vir a provocar também fraturas, que são lesões do tecido ósseo. Quando ocorre uma fratura, o osso literalmente é quebrado. Isto acontece porque uma força muito grande age sobre ele – o que pode acontecer em uma torção.

A primeira coisa a fazer é retirar o tenis do lesionado. Uma vez identificado o 'acidente' que ocorreu com o seu aluno, a melhor maneira de reduzir o inchaço é com gelo. O ideal é colocar compressas de gelo, de dez minutos cada, a cada dez minutos. É importante respeitar este intervalo para proteger a pele e as articulações. É recomendado envolver o gelo em algum tecido para evitar danos à pele. Compressas quentes são péssimas, pois pioram o inchaço. Com o frio, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, o que reduz o sangramento interno do ferimento e, portanto, o inchaço.

Estes são apenas os primeiros socorros, pois é necessário seguir logo para uma consulta médica. A região machucada deve ser bem protegida no processo, não se deve pôr o pé no chão.

O especialista vai avaliar o inchaço para ver se o ligamento pode estar lesionado ou se houve fratura. Em muitos casos, ele vai pedir exames de radiografia – para verificar os ossos – e ressonância magnética – que mostra se os ligamentos estão bem.

A recuperação dos ligamentos é lenta e depende do tipo de lesão. Primeiro, a área fica inflamada, o que em média demora três dias. Depois, o ligamento começa a reconstruir as fibras, alinhando-as corretamente. Nesta fase, que pode durar até um mês e meio, é importante manter a articulação imobilizada. Por fim, o ligamento leva até um ano para voltar ao que era antes da contusão.

É importante respeitar os prazos de recuperação para que o tornozelo fique forte. Quando os ligamentos não cicatrizam direito, pode ocorrer um quadro conhecido como instabilidade crônica, que provoca novas torções ao longo do tempo.

A orientação para um tratamento de fisioterapia e a volta com cuidado para as atividades de corrida são pontos que determinarão a qualidade da prática futura do seu aluno.

Boa sorte!


Grátis: Clique e receba 2 E-books - kit Avaliação Física + Agilidade e propriocepção

Curso Biomecânica da Corrida

Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vO2 máxim


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.